- Já pensou que todos os dias nós estamos a vender a nossa imagem?
- Que estratégia de marketing utiliza para vender muito bem a sua imagem de marca?
- Se eu lhe pedisse para equiparar a sua marca pessoal com as que existem no mercado, com qual se identificaria? Porquê?
- O que é que elas têm para se promoverem e serem as mais cobiçadas no mercado?
- O que as diferencia?
- O que o/a diferencia?
Se é uma pessoa que gosta de marcar pela diferença no mercado, este artigo é para si.
O que é que faz para se vender 365 dias, isto é, vender o seu produto, a sua imagem de marca pessoal, a todas as pessoas que passam por si, diariamente?
Quando falo todas as pessoas, são todas as pessoas conhecidas e desconhecidas – está constantemente a vender-se, já reparou?
Por isso, é importante pensarmos, constantemente, no nosso plano de marketing, tendo como objetivo principal a diferenciação na sociedade em que estamos envolvidos (marcar pela diferença).
Afinal, que estratégias e planos de ação temos de implementar para vender bem a nossa imagem? Como podemos transformar-nos num produto de sucesso e conquistar tudo aquilo que ambicionamos? Para ser mais pragmática: será que nos podemos comparar ou identificar com as marcas de objetos que se encontram, no topo no mercado? O que é que esses objetos de marca têm para serem tão cobiçados? Os objetos (associados a essas ditas marcas de topo) são agradáveis, envolventes, fazem-nos sentir bem quando as compramos ou apreciamos e têm um conjunto de características que nos envolvem, que nos fazem sentir atraentes porque são atraentes.
Na sociedade em que vivemos, temos que atrair para sermos atraídos, porque o universo social (em que estamos inseridos) impõe padrões de competitividade bastante elevados, em todas as esferas da nossa vida, tanto a nível pessoal como profissional, no que diz respeito à imagem, comunicação, conhecimento, aptidões e habilidades. Este conjunto de competências são importantes, preferencialmente, se forem desenvolvidas por nós, para nos diferenciarmos no mercado, a partir de uma boa implementação do marketing pessoal.
A utilização de uma boa estratégia de marketing pessoal serve para atrair, desenvolver, aumentar a nossa rede de contactos, criar relacionamentos, estreitar laços de confiança, o que irá facilitar a promoção de sucesso a nível pessoal.
Mas, também, a melhor forma de promover o teu/nosso produto, é ser a própria pessoa!
A título exemplificativo, lembremo-nos do que já dizia Sófocles, “Não procures esconder nada, o tempo vê, escuta e revela tudo.”, ou seja, é seremos agradáveis, porque quem tem uma personalidade agradável, alberga um somatório de características e aparências que o distinguem de todos os demais.
Em suma, lembre-se sempre de que é muito importante desenvolvermos um caracter positivo, cultivar bons pensamentos, sentimentos e ações, expressar com firmeza e convicção: só assim será fácil desenvolvermos uma personalidade, com marca atraente.
Eu Sou um produto de Sucesso! E o leitor?
Recomendação bibliográfica
Albuquerque, J. (2017). A Filosofia do SUCESSO – Momentos de sabedoria! TOPBOOKS.
Medeiros, A., Bandeira, G., Santos, J., Bicho, L., Nunes, N., & Soares, N. (2010). Marketing Pessoal – És um produto de Sucesso? Alfragide: Texto Editores.