BLOG

O coaching no sistema educativo

Tânia Madeira Coaching estudantil

O processo de Coaching, na área da educação, tem como principal objetivo orientar todos os intervenientes deste processo – desde os encarregados de educação, pais, professores, auxiliares de ação educativa, estudantes, entre outros – de forma a sentirem-se pessoas absolutamente realizadas, porque conquistaram autonomia para trabalhar, motivadas em prol dos seus objetivos, garantindo, assim, os seus resultados, recorrendo a ferramentas facilitadas pelo processo deCoaching.

Assim sendo, qual a importância do processo do Coaching para professores, visando a motivação dos estudantes? 

Antes de mais, consiste em facilitar a consciencialização, por parte do profissional (professor), da importância do fator empatia; a criação desta, entre ambas as partes, professor e estudante, permite, ao aluno, motivação e autonomia, no seu trabalho, obtendo resultados de mérito e excelência.

 Como coach,verifico que muitos dos resultados ficam aquém do esperado, porque não existe conexão entre professores e alunos, ou entre pares, ou entre alunos e encarregados de educação, ou entre alunos e a própria instituição que os acolhe – isto significa que temos que estar sensibilizados e atentos, enquanto profissionais do sistema de ensino, para a importância da referida criação de empatiacom o aluno; então, temos de nos focar no mesmo (ele é protagonista, é o nosso futuro, é ele que irá refletir os seus pensamentos e emoções, nos seus resultados).

 Então, como profissionais, a nossa missão é orientar o aluno, para que se sinta motivado e conquiste os resultados desejados – e como fazemos isso? Como se cria empatiacom o discente, sendo esta um dos fatores decisivos, na obtenção dos seus resultados?

No âmbito do processo de Coaching, o grande objetivo é fazer com que a pessoa tenha uma tomada de consciência da sua autoeficácia, da sua atitude, da sua motivação, isto é, das suas ações, porque estas são apenas reflexo dos seus pensamentos, logo, temos que sensibilizar o aluno (ou outro interveniente do sistema educativo) para que reconheça que os resultados obtidos são única e exclusivamente sua responsabilidade, alertando para a autorresponsabilização. 

As vantagens, para quem faz o acompanhamento emCoaching, verificam- se no aumento dos índices de motivação, na atitude positiva, havendo um reconhecimento – por parte dos intervenientes – de que os desafios são oportunidades de melhoria, adquirindo disciplina, definindo smart objetivose implementando um plano de ação, absolutamente realista, para a sua concretização.

O aluno, devidamente acompanhado, conquista resultados de mérito e excelência, melhora as suas capacidades e o seu comportamento, a nível pessoal e em contexto escolar, porque  consegue reconhecer as suas potencialidades e também constata a vantagem e a importância do cumprimento do currículo, para seu desenvolvimento, tendo interesse em aplicar o conhecimento, no sentido de desenvolver, ainda mais, as suas competências, sempre com atitude positiva, pois esta é o combustível para, facilmente, termos bons pensamentos, boas emoções, boas ações e bons resultados – quem tem bons pensamentos, boas emoções e boas ações, tem, naturalmente, mais facilidade em criar empatiacom as pessoas.

Desta forma, estão reunidas condições para potenciar o rendimento escolar, tendo em vista o sucesso do futuro académico e profissional do aluno, garantindo a melhoria das suas capacidades e do seu comportamento, a nível pessoal e em contexto escolar, nos domínios de SABER-SERSABER-ESTARSABER-FAZER.

“Nunca diga ao mundo que consegue fazer, mostre!”

(Hill, 2017)

Facebook
Twitter
Linkedin

Este website utiliza cookies de acordo com a política em vigor. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de cookies.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close